Programa Encontro DX da Rádio Aparecida Completou 25 Anos No Ar

20:36:00

Há 25 anos entrava no ar um programa de 30 minutos dedicado aosDexistas e Radioescutas brasileiros, tendo como objetivo divulgar o mundo do dexismo.
No dia 1 de janeiro de 1.986 o Clube Dexista Globo DX, representado pelo dexista Raimundo Leonardo Bezerra, conseguiu junto a Rádio Aparecida , um espaço semanal aos sábados de 30 minutos, para apresentar o programa Encontro DX.
O Diretor da Rádio Aparecia na época o Padre Ronoaldo Pelaquim, que estava de partida para assumir o serviço brasileiro da Rádio Vaticano , prontamente aceitou a idéia.
Assim entrava no ar o primeiro programa do rádio brasileiro dedicado aos dexistas e aos radioescutas brasileiros, mas com sintonia em outros países, graças as ondas curtas e tropical da Radio Aparecida , conforme demonstram as cartas recebidas.
A partir dos anos 90, Cassiano Alves Macedo assume o programa e mesmo com o desaparecimento do Clube Globo DX, mantém o programa no ar, já com espaço para as demais clubes dexistas do Brasil.
No ano 2.000, o Encontro DX passa a contar com dois apresentadores , quando o conhecido dexista José Moura passa a fazer parte do programa.
A partir do dia 08 de novembro de 2.008, o espaço passou a contar com 60 minutos de duração, em virtude de uma mudança na grade da programação da Rádio Aparecida aos sábados.
Com essa mudança, o Encontro DX passou a ter os seguintes quadros: Contato onde são respondidas as cartas dos ouvintes, Mundo DX, onde são abordados temas relacionados especificamente sobre o dexismo e a radioescuta, Encontro DX entrevista, onde são entrevistados radiomadores, dexistas, comunicadores e demais pessoas que tenham uma relação com o mundo do rádio, O radio em revista, onde são abordados temas gerais sobre o mundo da radiodifusão,Arquivo do rádio, com áudios que fazem parte da história do rádio e o Memória musical com “flash back”.
Semanalmente participam do quadro Mundo DX os dois maiores clubes dexistas do Brasil, o DX Clube do Brasil e a Associação DX do Brasil.
Mensalmente há uma coluna dedicada a temas relacionados com o radioamadorismo, sob a responsabilidade do radioamador Leonas Keiteris – Py2MOK.
O programa pode ser ouvido em diversas emissoras de rádio do Brasil que entram em cadeia com a Rede Aparecida de Comunicação e também na Rádio Miami Internacional – WMRI, nas madrugadas de sábado para domingo ás 0300 horário UTC em 9..955 kHz.
Nesses 25 anos o programa entrevistou por volta de 160 pessoas entre dexistas, radioamadores, comunicadores das grandes emissoras internacionais e comunicadores do rádio brasileiro.
Com mil cento e sessenta e quatro programas inéditos colocados no ar, é o mais antigo programa em língua portuguesa, dedicado ao mundo ao dexismo e ao mundo da radiodifusão.
No dia 05 de novembro o Encontro DX apresentará um programa especial dedicado aos 25o da sua primeira edição, com a participação dos ouvintes pelo telefone, saudação dos demais participantes do programa e outros temas que estão sendo preparados.
Todos os que enviarem um informe de recepção via postal, com envelope selado e subscritado receberão um cartão QSL com um carimbo comemorando o 25º aniversário do programa.
Endereço para envio: Cassiano Macedo – Cx Postal, 14.547 – 03632-970 São Paulo SP/Brasil.
Assim ao longo desses 25 anos, o programa acredita que faz o seu papel divulgando uma cultura de paz e fraternidade entre as pessoas , através do rádio.
Autor: Cassiano Macedo

You Might Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *