Governo holandês anuncia cortes na Rádio Nederland Wereldomroep

14:00:00



Sede da Rádio Nederland em HilversumO gabinete holandês anunciou hoje seus planos para cortar as atividades da Radio Nederland Wereldomroep. O serviço internacional em língua holandesa não informará mais a holandeses que vivem no exterior nem será responsável por transmitir uma visão realista da Holanda para o resto do mundo.
A Radio Nederland irá se concentrar apenas em fornecer informação a países onde a liberdade de imprensa e de expressão são suprimidas ou estão ameaçadas.
Os cortes na RNW são parte de um vasto programa de austeridade que o atual governo está implementando para equilibrar o orçamento nacional. Na esteira de cortes nas áreas de educação superior, cultura e defesa, o governo anunciou nesta sexta-feira a reorganização de todo o sistema público de telecomunicação.
Como parte desta reorganização, a Radio Nederland não estará mais no orçamento de mídia, mas ficará sob responsabilidade do Ministério de Relações Exteriores. Esta mudança ocorrerá a partir de 1 de janeiro de 2013.
O ministro de Relações Exteriores, Uri Rosenthal, confirmou que o foco para a RNW será a liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
“No Ministério de Relações Exteriores, a Radio Nederland vai ocupar-se, a partir de 2013, da palavra livre. E não direi mais nada a respeito no momento”, comentou o ministro.
Rosenthal explicou que, uma vez que a RNW ainda fará parte do orçamento de mídia no próximo ano, ele não quer interferir com determinações de outro ministério.
Durante a coletiva de imprensa após a reunião de gabinete, o primeiro-ministro Mark Rutte fez o seguinte comentário sobre o trabalho feito pela Radio Nederland Wereldomroep:
“A Wereldomroep irá se limitar a uma missão: a disseminação da palavra livre... Acho outras funções da Radio Nederland bonitas, valorosas, mas não o suficiente para serem financiadas com dinheiro público.”
As exatas consequências financeiras desta limitação nas atividades da Radio Nederland ainda não foram divulgadas. Não foi dado nenhum detalhe sobre os futuros cortes no orçamento. O parlamento holandês ainda terá que aprovar os planos de corte do gabinete. O debate sobre o tema na Câmara Baixa acontece daqui a duas semanas.
Cortes em outras rádios internacionais
BBC: cortes de 25% na equipe. Excluiu 5 de seus 32 idiomas.
Radio France International: cortes de 25% na equipe. Diminuiu de 17 para 11 idiomas.
Deutsche Welle: está eliminando aos poucos os serviços de ondas curtas e médias, e reduzindo a programação para
alemães no exterior.
Voice of America: está redimensionando as transmissões em chinês.
Radio Australia: está mudando seu foco para a internet.

You Might Also Like

0 comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *