quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Música supera notícia e conquista 94% dos ouvintes de rádio

Programação musical é o estilo de atração mais popular no meio rádio brasileiro. De acordo com estudo revelado pelo Kantar Ibope Media nesta semana, "música" é o tipo de conteúdo que mais agrada os ouvintes do país, sendo acompanhado por 94% do público.

A pesquisa separou a parte musical por estilos. Dos entrevistados, 50% garantem que acompanham canções sertanejas que são tocadas pelas emissoras. Na sequência, aparecem outras quatro categorias: MPB, sucesso/as mais pedidas (nacional), samba/pagode e sucesso/as mais pedidas (internacional). O rock, que pauta veículos segmentados, não figura na lista.

Não musical

Diferentemente de conteúdo musical, que de acordo com os dados do Ibope não está presente em somente 6% do público que ouve rádio no Brasil, a parte definida pela pesquisa como "qualquer estilo de programa não musical" tem penetração em 83% da audiência potencial.

Na parte "não musical", cinco categorias foram elencadas, com a parte propriamente jornalística sendo representada por "noticiários (locais, nacionais ou internacionais)" e "notícias (policiais, trânsito ou tempo)". O primeiro surge com alcance de 71% do público em potencial, enquanto o segundo tem 61%.

A divisão entrevistas/programas falados" aparece com 34%, sendo seguida por "comentários esportivos" (25%) e "programas religiosos" (24%). A pesquisa do Ibope apontou, além da audiência por tipo de programação, pontos como o horário de pico do rádio em dispositivos e o investimento publicitário no meio em 2015.

Diferencial

Ainda, falando de música, um dos aspectos que faz a diferença para que uma rádio mantenha uma audiência fiel, é sua dedicação com a plástica. Para auxiliar os profissionais que buscam por uma plástica marcante, a Informa desenvolveu o InfoDisc, ferramenta para gestão de todo acervo e programação musical, permitindo que toda a programação seja gerada de forma manual, ou automaticamente obedecendo a parâmetros estabelecidos pelo usuário.

E, oferecendo ainda mais opções aos profissionais de rádio, a Informa firmou parceria com a MusicMaster, software de programação musical mais utilizado no mundo, trazendo recursos ainda mais avançados para aperfeiçoar a plástica.

As informações são do Portal Comunique-se

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog amigo ,aguardo uma visita no meu abraço.
    QSL do Brasil

    ResponderExcluir