domingo, 21 de agosto de 2016

Brasil: Campanha do desligamento da TV analógica começa em 97 cidades do país

Capitais Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) e municípios do entorno receberão o sinal digital em 26 de julho de 2017.

Os moradores de 97 municípios brasileiros que vão ter o sinal da TV analógica desligado em 26 de julho de 2017 já começaram a ser avisados sobre a transição para o sistema digital. A campanha de alerta inclui Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), além de outras 93 cidades situadas no entorno dessas capitais.

A campanha de desligamento da TV analógica é obrigatória e começa um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. Veja aqui o cronograma até 2018. Nesse período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.

Neste início da campanha, os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra "A". Este símbolo indica que o sinal da TV é analógico. Além disso, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas durante a programação. Cartelas informativas começarão a ser exibidas 180 dias antes do prazo final e vídeos informativos, com 75 dias de antecedência.

As pessoas que visualizarem o "A" e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso adquirir um conversor digital e, possivelmente, uma antena apropriada até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção do sinal digital.

A campanha do desligamento está sendo conduzida pela "Seja Digital" (EAD – Associação Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a EAD oferece suporte didático, desenvolve campanhas de comunicação e de mobilização social e distribui kits com conversores digitais e antenas para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá obter informações em uma página da Seja Digital na internet (www.sejadigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147.

Cronograma

A implantação do sistema de TV digital no Brasil teve início em março deste ano pelo município goiano de Rio Verde, sede do teste-piloto do desligamento. De acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até 2018 o sinal da TV analógica será desligado em todas as capitais, regiões metropolitanas e cidades em que seja necessário liberar a faixa de 700 MHz. Essa faixa de frequência será usada pelas operadoras de telefonia para expandir o serviço de quarta geração da telefonia móvel, o 4G.

A TV Digital oferece uma série de melhorias em relação ao sinal analógico. A transmissão possui qualidade superior de imagem e de som. Além disso, conta com recursos interativos. Por meio do sinal digital, o telespectador pode teracesso a conteúdos adicionais como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e serviços.

Agrupamento Salvador (BA): Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

Agrupamento Fortaleza (CE): Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Agrupamento Juazeiro do Norte (CE): Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

Agrupamento Sobral (CE): Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú e Sobral.

Agrupamento Belo Horizonte (MG): Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Agrupamento Recife (PE): Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Fonte: Ministério das Comunicações

0 Post a Comment:

Postar um comentário